Parece bastante óbvio: se você realizar ações preventivas no seu negócio, estará se antecipando a um problema que poderá acontecer, ou seja, evitando retrabalho, desperdícios, multas e insatisfações do cliente. Mas o fato é que, apesar de óbvio, muitas empresas não se preocupam ou estão atentas a esse tipo de ação e acabam deixando para resolver o problema depois que ele acontece (ação corretiva).
Diante disso, a empresa precisa fazer um esforço, gasto de energia e tempo (que é dinheiro) para superar o problema que surgiu. E como fazer para estarmos atentos às ações preventivas, ou seja, realizá-las antes que o problema aconteça? Sabemos que nem todas as situações são possíveis de prever, pois existem muitos fatores externos a organização que estão fora do nosso controle. Ainda assim, é importante exercitar a proatividade utilizando métodos de gestão que te permitem monitorar e controlar melhor a sua operação.
Ter um método de gerir o seu negócio te ajudará a identificar os problemas de forma prévia, trazendo inúmeros ganhos para sua organização, dentre eles a produtividade, motivação dos funcionários e ganhos de competitividade (comparação entre sua empresa e o concorrente). Falando um pouco sobre as ações corretivas, sabemos que elas são utilizadas para resolver problemas que já aconteceram na empresa, ou seja, a bomba estourou e agora? Nesse caso, as empresas tendem a buscar a solução, algumas de forma lenta e outras de forma mais ágil. E o perigo está justamente ai: por estarmos vivendo um mundo de alta ansiedade, impaciência e pressa, muitas vezes, os colaboradores (e até líderes) não querem “perder tempo” levantando os dados necessários sobre o problema, gerando uma análise superficial e incompleta.
Simplesmente traçam uma ação simples de “ver e agir” e acham que está tudo resolvido, quando na verdade, muitas vezes a causa não foi encontrada e o problema volta a acontecer. Por isso quando falamos em ações, sejam elas preventivas ou corretivas, elas devem ser tomadas com base em fatos e dados, dando assim um maior respaldo para ação e também um maior grau de assertividade a mesma.
#açõespreventivas #açõescorretivas #retrabalho #desperdício #ineficiencia #desmotivacaodosfuncionarios #perdasdequalidade #insatisfacao

De nada adianta um plano de ação… Sem um método de gestão internalizado na cultura da empresa
Muitos gestores têm dificuldade de ver o plano de ação, delegado ao time, ter sucesso. Muitas vezes, as reuniões de resultados, mas parecem uma reunião