Muitos gestores têm dificuldade de ver o plano de ação, delegado ao time, ter sucesso. Muitas vezes, as reuniões de resultados, mas parecem uma reunião de justificativas e desculpas do que efetivamente de resultados e o que se vê, é o plano de ação – algo prioritário e importante para tratar um problema – sendo simplesmente remarcado por diversas vezes.
O que acontece na prática pode ter dois motivos:
1 – O gestor não se deu o trabalho de estudar o problema e identificar a causa raíz. Simplesmente traçou uma ação de “ver e agir” e pronto. Só que aquela ação não resolve o problema, pois a causa “está mais embaixo”. Pode ser falta de conhecimento no método de gestão.
2 – O gestor não acompanhou com a equipe o andamento do plano de ação e, faltando dois dias para a reunião se preocupou apenas em alimentar a apresentação. Vale ressaltar que os gestores são embaixadores do método. Se eles próprios bicotarem o processo a diretoria vai continuar cobrando nas reuniões e o resultado não vai “sair do canto”. Ou seja, nem seus próprios gestores estão engajados na gestão de resultados.
Isto é um reflexo claro de que você buscou ferramentas de gestão para ajudar no dia-dia, mas elaS não estão internalizadas no seu time. Ou por falta de conhecimento, entendimento, ou liderança no processo de internalização desse método na cultura da empresa.
Como já falei em outros posts, traçar plano de ação não é tão simples quanto parece, é um trabalho investigativo, critico, que exige do colaborador sair da zona de conforto até encontrar a causa raiz.
COMO RESOLVER O SEU PROBLEMA? Fale conosco! Iremos identificar em nosso diagnóstico de gestão em que ponto está o gargalo: se é falta de conhecimento das ferramentas de análise do problema/plano de ação, se é comportamental e de engajamento, consequentemente tende a não chegar na operação como deveria.
#gestaopararesultados #gargalo #metodologiadegestao #planosdeacao #internalizacaodometodo #culturaorganizacional #culturaderesultados